Bokashi para que serve

Bokashi para que serve

As plantas estão se tornando os novos pets, basta observar nas redes sociais o quanto as pessoas estão buscando na jardinagem uma terapia, uma maneira de cuidar do ambiente, ou até mesmo como um hobby.

Até mesmo os apartamentos já se tornaram jardins suspensos. No entanto, há muita dúvida sobre como usar adubo corretamente para garantir o crescimento saudável da planta, sem excessos. Ainda, como escolher em meio a tantas ofertas químicas no mercado?

Com tudo isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para te apresentar o Bokashi, uma alternativa natural, orgânica e segura para as suas plantas. Confira!

 

O que é o tal Bokashi?

O Bokashi é um adubo que tem origem na cultura japonesa, e o seu próprio nome já diz o que é e como usar: ele pode ser traduzido como “composto orgânico”, ou até mesmo “diluir”.

Ele é produzido através da fermentação de biomassa vegetal, ou os restos orgânicos de algumas categorias de vegetais, que é inofensivo para a natureza e para a sua saúde. Aliás, é altamente nutritivo para as plantas, muito mais do que os compostos químicos que são substâncias puras.

O mais interessante é que pode ser feito em casa, no entanto, não compensa. Por ser um processo longo, o mais indicado é comprar o produto pronto desde que siga os padrões de qualidade para garantir a sua eficácia.

 

Como o Bokashi é feito?

O Bokashi pode ser feito com os mais diversos vegetais, no entanto, segundo a EMBRAPA, os mais recomendados e que possuem os melhores efeitos, são o bagaço de cana de açúcar, palha de café e farelo de arroz.

Esses ingredientes são pesados em uma balança, e a cada 70 gramas de sólidos, adiciona-se 30g de água com microorganismos de fermentação. Essa mistura fica secando, protegida da chuva e de pragas, até secar.

Em seguida, adiciona-se mais 15g de solução de microorganismos, e fecha em um saco muito bem vedado para não entrar ar, por pelo menos 15 dias.

 

Para que serve o Bokashi?

O Bokashi é um dos repositores de nutrientes mais poderosos. Pode ser usado para as mais diversas plantas, de orquídeas a suculentas, em dois momentos, na preparação do solo ou até mesmo no próprio vaso.

É possível diluir ele em água para regar a planta, ou até mesmo fazer um envelope de gaze, como um sachê, e enterrar para que a umidade libere seus componentes aos poucos.

Saiba que o Bokashi é, na verdade, um agente de fermentação. É um adubo vivo. Isso significa que se estiver fora do prazo de validade, não funciona.

Ainda, por ser vivo, a sua ação nas plantas é a seguinte. Ele atua como um acelerador da decomposição, de modo que a matéria orgânica presente no solo se torna o próprio combustível de nutrição.

Ou seja, ele por si só, não nutre totalmente, mas faz com que a planta crie um mecanismo de auto sustentação que pode durar até 3 meses!

 

Gostou de conhecer esse adubo natural e super eficiente? Acesse o nosso blog para mais dicas exclusivas!



Precisa de ajuda?