A Amarílis, nativa do sul da África e da América Central, é uma planta herbácea, bulbosa e perene pertencente à família Amaryllidaceae. Seu nome vem do grego e possui um belo significado: acender. Afinal, ela realmente é capaz de realçar qualquer ambiente.
Suas variações são belas, elegantes e muito harmoniosas. No entanto, a Amarílis requer um pouco de paciência da parte de quem pretende cultivá-la, já que pode levar certo tempo até começar a florescer.
Também conhecida como lírio rosa, flor de São Francisco e lírio de São Miguel, esta planta possui uma aparência única e exótica. Ou seja, perfeita para decorar a sua casa. Vamos aprender, hoje, como cuidar de uma passo a passo? Para isso, continue conosco!
Sobre a Amarílis
A Amaryllis belladonna, como também é chamada essa planta (que recebe uma infinidade de outros nomes por todo o mundo), pode atingir de 40 a 50 centímetros de altura. Suas folhas são bastante características, sendo achatadas, longas, estreitas e acentuadas, surgindo logo após a floração.
Aliás, as folhas da Amarílis podem medir de 10 a 60 centímetros de comprimento, com cada planta possuindo entre três a sete exemplares.
Seu caule é oco e ereto, com cerca de 60 centímetros de altura e 3 centímetros de diâmetro. Sua base é grossa, o que é perfeito para o suporte de várias flores. No entanto, muitas vezes, o peso faz com que você tenha que amarrá-lo para evitar que se dobre, o que poderia prejudicar a planta.
Aprenda a cultivar a Amarílis
Cuidar de uma Amarílis não é nada difícil. Na verdade, tudo o que você precisa é de paciência. Para iniciar nesta jornada, confira uma lista com um passo a passo simples:
1. Regue a planta com moderação até que o crescimento comece;
2. Mantenha a Amarílis sob luz forte até que as flores comecem a surgir;
3. Quando as flores derem seus primeiros sinais, mova a planta para longe da luz do sol direta ou do calor extremo. Assim, elas durarão muito mais;
4. Se a sua planta inclinar por conta do peso, tente resolver o problema adicionando um pouco de terra extra, estancando-a com gravetos e amarrando com fita, cortando os caules que caírem;
5. Quando a planta começar a crescer, mude a rega e torne-a regular. No entanto, nada de terra encharcada;
6. Assim que as flores começarem a murchar, também corte-as, para evitar peso desnecessário;
O que fazer com as pragas?
Ao plantar uma Amarílis, você também precisa ficar de olho nas pragas. As mais comuns, neste caso, são:
– Ácaros;
– Pulgões;
– Caracóis;
– Lesmas.
É de extrema importância que você verifique constantemente a presença deles para garantir uma planta saudável por mais tempo.
Gostou da ideia de cultivar a Amarílis na sua própria casa? Então, siga as dicas acima e aproveite toda a beleza e personalidade desta planta incrível, capaz de transformar qualquer ambiente.
Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!