Amarílis: como cuidar em 6 passos

Amarílis: como cuidar em 6 passos

A Amarílis, nativa do sul da África e da América Central, é uma planta herbácea, bulbosa e perene pertencente à família Amaryllidaceae. Seu nome vem do grego e possui um belo significado: acender. Afinal, ela realmente é capaz de realçar qualquer ambiente.

Suas variações são belas, elegantes e muito harmoniosas. No entanto, a Amarílis requer um pouco de paciência da parte de quem pretende cultivá-la, já que pode levar certo tempo até começar a florescer.

Também conhecida como lírio rosa, flor de São Francisco e lírio de São Miguel, esta planta possui uma aparência única e exótica. Ou seja, perfeita para decorar a sua casa. Vamos aprender, hoje, como cuidar de uma passo a passo? Para isso, continue conosco!

Sobre a Amarílis

A Amaryllis belladonna, como também é chamada essa planta (que recebe uma infinidade de outros nomes por todo o mundo), pode atingir de 40 a 50 centímetros de altura. Suas folhas são bastante características, sendo achatadas, longas, estreitas e acentuadas, surgindo logo após a floração.

Aliás, as folhas da Amarílis podem medir de 10 a 60 centímetros de comprimento, com cada planta possuindo entre três a sete exemplares.

Seu caule é oco e ereto, com cerca de 60 centímetros de altura e 3 centímetros de diâmetro. Sua base é grossa, o que é perfeito para o suporte de várias flores. No entanto, muitas vezes, o peso faz com que você tenha que amarrá-lo para evitar que se dobre, o que poderia prejudicar a planta.

Aprenda a cultivar a Amarílis

Cuidar de uma Amarílis não é nada difícil. Na verdade, tudo o que você precisa é de paciência. Para iniciar nesta jornada, confira uma lista com um passo a passo simples:

1. Regue a planta com moderação até que o crescimento comece;

2. Mantenha a Amarílis sob luz forte até que as flores comecem a surgir;

3. Quando as flores derem seus primeiros sinais, mova a planta para longe da luz do sol direta ou do calor extremo. Assim, elas durarão muito mais;

4. Se a sua planta inclinar por conta do peso, tente resolver o problema adicionando um pouco de terra extra, estancando-a com gravetos e amarrando com fita, cortando os caules que caírem;

5. Quando a planta começar a crescer, mude a rega e torne-a regular. No entanto, nada de terra encharcada;

6. Assim que as flores começarem a murchar, também corte-as, para evitar peso desnecessário;

O que fazer com as pragas?

Ao plantar uma Amarílis, você também precisa ficar de olho nas pragas. As mais comuns, neste caso, são:

– Ácaros;

– Pulgões;

– Caracóis;

– Lesmas.

É de extrema importância que você verifique constantemente a presença deles para garantir uma planta saudável por mais tempo.

Gostou da ideia de cultivar a Amarílis na sua própria casa? Então, siga as dicas acima e aproveite toda a beleza e personalidade desta planta incrível, capaz de transformar qualquer ambiente.

Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!



Precisa de ajuda?