8 plantas de fácil cultivo

Contar com plantas em casa possibilita a transformação do ambiente, dando mais vida e frescor aos espaços, além de ser um charmoso elemento decorativo.

Além disso, o plantio de determinadas espécies pode ser benéfico sob o ponto de vista da saúde dos seus moradores, pois muitas plantas são capazes de filtrar os poluentes presentes no ar.

Apesar dos benefícios inegáveis, o cultivo de algumas plantas demanda esforço e dedicação, o que pode ser um fator inibidor para muitas pessoas.

Sendo assim, conheça algumas plantas de fácil cultivo, que não requerem muita manutenção, e que são ideais para você ter na sua casa ou apartamento.

Plantas Ornamentais

Capazes de propiciar cor e enfeitar ambientes, as plantas ornamentais, como a samambaia, se adaptam muito bem em ambientes internos.

Essas espécies combinam com locais bem ventilados e iluminados. É importante, porém, escolher um local que mescle iluminação e meia-sombra, evitando a exposição direta ao vento, para que as folhas mais novas não queimem.

O estilo pendente e volumoso das samambaias torna a planta propícia para lugares abertos e mais altos, como varandas, halls e salas amplas.

Bastante utilizados em salas e cozinhas, os cactos e as suculentas são plantas que exigem poucos cuidados e decoram perfeitamente ambientes internos.

Espécie que gosta de pouca água, grande parte das suculentas preferem o sol direto e não pedem mais do que uma rega por semana.

Tanto o cacto quanto as suculentas são espécies extremamente resistentes, sendo fáceis de cuidar em vasos, requerendo pouco espaço de cultivo.

Originária da África, a espada de São Jorge é outra planta versátil e extremamente fácil de cultivar, também se caracterizando pela sua resistência.

Gérberas, Hibisco, Jiboia e Lírio da Paz

Muito resistentes, as gérberas são ótimas para purificar ambientes e precisam apenas de regas regulares e de um pouco de exposição à luz para se manterem bonitas.

Outra planta bastante resistente, o Hibisco não é muito exigente quanto ao solo e suporta bem a falta de água.

Também marcada pela resistência, a Jiboia é uma planta tropical de fácil cultivo e de manutenção simples, bastando apenas regá-la duas na semana e garantir um pouco de luz natural para o seu desenvolvimento.

Muito utilizada para decorar diferentes cômodos da casa, o Lírio da Paz se adapta com facilidade em vasos. Para mantê-lo forte e saudável, basta submetê-lo a regas contínuas e à luminosidade indireta.

Violetas, Orquídeas, Clorofito

Normalmente cultivadas em vasos, as violetas são plantas práticas e bem fáceis de cuidar.

Compactas, ocupando bem pequenos espaços, elas devem ser cultivadas em locais protegidos do sol direto, mas com muita luminosidade, exigindo poucas regas.

Embora não pareça, algumas espécies de orquídeas se caracterizam pela alta durabilidade e pelo fácil cultivo, marcado por regas frequentes, preferencialmente duas ou três vezes por semana ou sempre que o substrato estiver seco.

As orquídeas devem ainda ser cultivadas em ambientes iluminados, sem a presença direta do sol.

Muito fácil de cultivar, seja em vasos ou interiores, o clorofito exige pouca manutenção e é capaz de sobreviver um tempo sem água.

Apesar disso, o indicado é regá-lo frequentemente, para que a terra não fique completamente seca. O seu cultivo pode ser feito a meia-sombra ou a sol pleno.

Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!

Precisa de ajuda?