7 plantas que purificam o ar da sua casa

7 plantas que purificam o ar da sua casa

Beleza, harmonia, vida, cores e perfumes. As plantinhas trazem todos esses benefícios para o nosso lar. Mas, sabia que há espécies específicas de plantas que purificam o ar da sua casa? Não que a maioria não faça isso, mas algumas se destacam nesse sentido.

Isso porque não é apenas a troca de gás carbônico por oxigênio que ocorre, e sim uma série de toxinas que várias espécies absorvem, tornando o ar muito mais agradável. Não à toa, a própria agência espacial norte-americana, a Nasa, já realizou estudos sobre o tema.

Pensando nisso, trazemos 7 plantas que purificam o ar da sua casa – e, claro, melhoram (e muito) sua qualidade de vida.

Vamos lá?

 

1. Samambaias

Começamos nossa lista com a mais comum das plantinhas que podemos ter em casa: as samambaias. A americana e o tipo Kimberly, por exemplo, são as melhores nesse sentido. Ainda, são resistentes às mais variadas condições, apesar de terem de ser regadas com frequência.

Suas propriedades junto ao ar são excelentes. Mas, o que surpreende, é que podem absorver até mesmo metais pesados da terra, como o mercúrio.

 

2. Babosa/Aloe Vera

Outra queridinha dos brasileiros. Além de fazer a filtragem de componentes tóxicos, ainda liga nosso alerta quando apresenta pequenos pigmentos amarronzados em suas folhas.

Ou seja, não apenas para usufruir das suas mais variadas propriedades, a babosa ou aloe vera (dependendo de como você queira chamar), é potente para tornar um ambiente mais limpo.

 

3. Antúrio

Poucas plantas têm uma beleza e intensidade nas cores quanto o antúrio. Contudo, sabia que a amônia, que causa irritação nas nossas mucosas, é absorvida por essa espécie? Não à toa, é uma ótima opção para ser colocada em banheiros, visto que há uma concentração maior desse componente porque há produtos de limpeza que possuem amônia.

 

4. Orquídea

Pensou que as nossas amadas orquídeas iriam ficar de fora? Além de seu amplo leque de espécies, formatos, cores, perfumes e características, elas absorvem alguns componentes químicos artificiais presentes no ambiente.

Vale destacar que cada uma possui uma propriedade diferente na limpeza do ar, mas todas te ajudam a ter um ambiente bom para respirar.

 

5. Begônia-cerosa

Não muito conhecida, mas linda e performática como decoração, a begônia-cerosa é uma vilã do componente tolueno e, principalmente, do benzeno (que está em várias partes do nosso cotidiano, como derivados do petróleo).

Se não conhece a plantinha, que é mais adaptada a baixas temperaturas, aposte: ela, além de ser pouco convencional, ainda ajuda no trato do ar.

 

6. Espada de São Jorge

Além de serem utilizadas como ‘espadas’ para as crianças brincarem, essa espécie típica dos nossos lares filtra uma série de compostos químicos expelidos por produtos, automóveis, entre outros, como xileno e formaldeído.

 

7. Dracena

Para fechar nossa lista, outra planta decorativa que purifica nosso ar é a dracena. Ela cumpre seu papel de ótima forma, pois além de ser imponente, ainda absorve vários dos componentes que já citamos aqui, como o benzeno, a amônia, além do tricloroetileno, entre outros.

Se você gostou deste artigo, então, confira nosso blog que traz dicas preciosas e exclusivas como essa!

 



Precisa de ajuda?