6 passos para preparar o substrato para as suas plantas

Caso você queira começar a fazer uma horta ou plantar flores, vai precisar de um bom substrato. E é possível comprar pronto, mas os preparados em casa também são muito recomendados.

Por isso, veja agora os 6 passos para preparar o substrato para suas plantas:

O que o substrato precisa ter?

Antes de mais nada, é preciso mencionar que existem substratos específicos para cada tipo de planta, de forma que o desenvolvimento da planta pode ser melhor. No entanto, existe o substrato genérico, que pode ser utilizado em qualquer tipo de planta e que também funciona muito bem.

Esse tipo de substrato pode ser feito de forma caseira, o que também auxilia na destinação do lixo orgânico e ajuda o meio ambiente.

Quando você vai fazer um substrato, é preciso que tenha algumas características, como:

– Capacidade de ser armazenado;

– Boa capacidade de drenagem;

– pH neutro;

– Densidade baixa;

– Arejado.

Tendo essas características, seu substrato vai ser adequado e vai poder ser utilizado em sua horta e em suas plantações sem problemas.

6 passos para o preparo do substrato

Bom, agora que você já sabe como o substrato precisa ser, é hora de começar o passo a passo para que você consiga produzir um substrato rico em nutrientes e que auxilie no crescimento de suas plantas.

Passo 1:

Misture esterco com cama de aviários e camas de perus. A proporção de esterco deve ser em torno de 50% e toda a composição do substrato, bem como a cama de aviários 30% e a de perus, 15%.

Esses nomes podem parecer estranhos, mas esses componentes são facilmente encontrados nas lojas em que os substratos são comercializados.

Passo 2:

Depois, você precisa peneirar tudo para que as folhas e galhos secos sejam eliminados. Para isso, é indicado o uso de uma peneira que tenha furos mais grossos.

Passo 3:

Acrescente humos de minhoca, não deixando que ultrapasse 40% da composição. Essa etapa é importante para que você desenvolva carbono no composto, para que o substrato tenha boa capacidade de brotamento.

Passo 4:

Então, acrescente farinha de osso, na proporção de 15g do pó para 2 kg de mistura. Se não tiver esse pó, pode utilizar casca de ovo, o que pode ser conseguido em casa.

Compostagem

Passo 5:

É a parte em que você realiza compostagem desse material que produziu até aqui. Para isso, pegue um recipiente grande e que tenha tampa. Nesse recipiente, você vai colocar sobras de alimentos, como:

– Cascas de legumes;

– Restos de orgânicos.

Depois, coloque uma camada do substrato. Com isso, você vai ter camadas orgânicas e camadas com folhas e galhos secos.

Passo 6:

Misture tudo de forma homogênea e molhe de vez em quando, principalmente quando o material estiver muito seco. Repita os passos 5 e 6 até que tenha uma quantidade boa e do seu agrado, sempre arejando se necessário.

Depois de algumas semanas nesse processo, as camadas inferiores já estarão fermentadas e seu substrato vai estar pronto. Continue produzindo para que sempre tenha quando for preciso.

Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!

Precisa de ajuda?