fbpx

Funcionamento:

Segunda a Quinta, das 8h às 16h
Sexta e Sábado, das 8h às 17h
Domingos e Feriados, das 8h às 13h

  • 6 ideias de jardinagem para pôr em prática durante a quarentena

    15 de setembro de 2020

    Quem poderia imaginar que 2020 começaria com uma pandemia? Hoje, milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, estão isoladas em suas próprias casas, cumprindo as medidas de quarentena adotadas pelos governos e pela Organização Mundial da Saúde. Diante de uma situação tão incomum que pode até mesmo gerar crises de ansiedade, medo e depressão, é fundamental que as pessoas ocupem a cabeça com atividades prazerosas e terapêuticas. O contato com a natureza é uma delas. Por esse motivo, reunimos neste artigo 6 ideias de jardinagem para pôr em prática durante a quarentena. Continue lendo e descubra como descarregar as energias negativas e garantir momentos de bem-estar para você e sua família!

    1. Faça mudas das plantas

    Se você já tem plantas em casa, uma boa ideia para pôr em prática durante a quarentena é fazer mudas. Para isso, você pode pesquisar algumas dicas na internet de acordo com a planta que deseja multiplicar. Para quem tem suculentas em casa – a queridinha dos lares brasileiros –, fica ainda mais fácil: basta retirar as folhas com cuidado e colocá-las sobre a terra ou substrato. Em poucos dias, já é possível plantá-las em novos vasos que irão enfeitar a sua casa!

    2. Improvise vasos

    Falando em vasos, aqui vai uma ideia bastante útil em tempos de quarentena: reutilizar embalagens. Nesse caso, você pode usar e abusar da criatividade para transformar os mais variados recipientes em vasos para suas plantas. Valem caixas de ovo, bandejas de isopor, pires, latas de tinta, potes de vidro, xícaras sem asa, caixas de leite, garrafas e por aí vai. Você só precisa moldar as embalagens no formato que desejar e preencher com terra ou substrato. Você também pode personalizar os novos vasos e incluir as crianças na brincadeira!

    3. Faça seu próprio adubo

    Você já parou para pensar na quantidade de restos vegetais e cascas de frutas que joga fora? A boa notícia é que você pode transformar estes alimentos em adubo, uma opção natural, sustentável e muito benéfica para suas plantas. Você pode juntar restos de alimentos, cascas de ovo, talos de legumes, borra de café etc. e batê-los no liquidificador com pouca água. Feito isso, basta aplicar a mistura sobre a terra e cobri-la com folhas secas para evitar o aparecimento de mosquitos e moscas.

    4. Cultive uma horta

    Outra boa ideia para colocar em prática durante a quarentena é cultivar uma horta em casa. Você pode utilizar sementes de frutas e legumes que comprou no supermercado e ver algumas dicas de germinação e plantação na internet. Para isso, não é necessário muito espaço ou um quintal grande. Você pode, por exemplo, plantar temperos em vasos, como cebolinha, manjericão, salsinha, hortelã, coentro, dentre outros. Assim, você irá colher ingredientes sempre frescos e, o melhor de tudo, orgânicos.

    5. Limpe canteiros e vasos

    Aproveite o período de isolamento social para limpar canteiros e vasos que você já possui. Retire folhas secas e danificadas, cortando-as rente ao caule para permitir que a planta continue produzindo e fique saudável. Lembre-se de também retirar as ervas daninhas e invasoras.

    6. Combine suas plantas

    Se você tem pouco espaço em casa ou se está pensando em mudar o visual do ambiente, nada melhor do que combinar diversas plantas no mesmo vaso ou canteiro. Para isso, escolha aquelas que precisam dos mesmos cuidados, como igual quantidade de luz, água ou sombra durante o dia. Assim, você poderá criar lindos arranjos e espalhar diversas espécies pelos cômodos da casa, dando um toque de beleza e vida aos ambientes.

    Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou leia outros conteúdos no blog!