6 espécies de plantas comestíveis

6 espécies de plantas comestíveis

Você sabia que existem mais de 400 mil espécies de plantas no mundo e que cerca de 300 mil são comestíveis? Porém, a alimentação tradicional costuma contar com apenas 200 espécies.

Mas, para quem gosta de cultivar hortas e jardins e, ainda, de variar nos sabores do cardápio, conhecer novas espécies de plantas comestíveis pode ser uma ideia muito prazerosa.

A seguir falamos de 6 plantas comestíveis que talvez você ainda não conheça. Boa leitura!

1 – Capuchinha

Seu nome científico é Tropeoalum majus. Ela se adapta muito bem em solos arenosos. É uma planta que produz flores muito bonitas e costuma enfeitar jardins, mas além da beleza, essas flores também são muito saborosas.

As flores da Capuchinha podem ser utilizadas no preparo de sucos e saladas. Além de ser excelente para ornamentar o jardim, deixa as receitas de casa ainda mais saborosas.

 

2 – Peixinho da horta

O peixinho é muito conhecido entre as PANCS (Plantas Alimentícias não Convencionais). Seu nome cinetífico é Stachys byzantina e também é muito conhecido com o nome de pulmonária, que está associado a seus benefícios para a saúde dos pulmões.

As folhas do peixinho são consumidas empanadas, depois de fritas ou assadas e a textura e o sabor lembram muito o peixe.

 

3 – Ora-pro-nóbis

Em algumas regiões do Brasil, o Ora-pro-nóbis já faz parte da alimentação tradicional. Em Minas Gerais, ele marca presença em diversas receitas da gastronomia local.

Seu nome científico é Pereskia aculeata. É uma planta de fácil cultivo. Podem ser consumidas as folhas, flores e frutos, sempre na versão cozida ou crua.

O ora-pro-nóbis conta com 25% da sua composição de proteínas vegetais.

 

4 – Dente de leão

Apesar de ser uma espécie muito conhecida, poucas pessoas utilizam o dente de leão na alimentação. Seu nome científico é Taraxacum officinale. É uma planta com aparência peculiar e de fácil identificação.

As flores do dente de leão podem ser inseridas em saladas e outros pratos crus.

 

5 – Aroeira

A aroeira ou pimenta rosa é uma planta que tem ganhado cada vez mais os olhares de profissionais da gastronomia. Seu nome científico é Schinus terebinthifolia e seu fruto é pequeno e de tom rosado.

Por ser uma planta que conta com propriedades medicinais, que beneficiam principalmente a pele, é bastante utilizada em produtos como sabonetes, pomadas e emplastros.

Mas, além do uso medicinal, a pimenta rosa pode ser utilizada no tempero de saladas e verduras em geral, acrescentando muito sabor e personalidade as receitas. Há também quem faça geleias utilizando a aroeira.

 

6 – Picão

Seu nome científico é Bidens pilosa e é popularmente conhecido com o nome de carrapicho. O picão já é muito conhecido por suas propriedades medicinais, especialmente, para tratamentos hepáticos como o amarelão.

Mas, também é uma planta comestível. Suas folhas podem ser utilizadas em saladas.

Gostou de conhecer essas espécies comestíveis? Se você também ama o universo das plantas não deixe de conhecer o Jardim Park, contamos com o maior estoque de plantas da região de Cabo Frio.

Acesse o nosso site e conheça um pouco mais sobre nossa loja.



Precisa de ajuda?