5 temperos para plantar em casa e dar mais sabor ao prato do dia a dia

Já pensou ter ervas e temperos em casa para incrementar os pratos do dia a dia? No Jardim Park temos vários desses verdinhos fresquinhos para fazer o plantio em casa. São temperos fáceis de plantar e cultivar.

Saiba que, com os devidos cuidados, dá para cultivar temperos. Vamos apresentar 5 temperos para plantar em casa e dar mais sabor ao prato do dia a dia. Confira!

 

1 – Cebolinha

  • Uma das principais vantagens de plantar cebolinha em casa é a facilidade no cultivo. É um tempero que pode ser usado no preparo de vários pratos, além de agregar sabor a saladas, sopas e molhos. Esse tempero precisa estar sob sol pleno para crescer de forma saudável. O ideal é que receba ao menos 4 horas de luz direta por dia. Precisa de um solo fofo, drenado e enriquecido com matéria orgânica para se desenvolver.

 

2 – Coentro

  • O coentro pode ser mantido dentro de casa ou em áreas externas, porém precisa estar sempre sob sol pleno ou parcial. Ele é um tipo de planta que não se adapta muito bem ao transplante porque possui raízes finas e delicadas, por isso as sementes são as mais indicadas. O solo ideal é aquele fértil e bem drenado (no caso do plantio em vaso). Vale ressaltar que é preciso manter um bom sistema de drenagem dentro do vaso. Para isso, a sugestão é forrar o fundo com argila expandida, carvão ou manta para jardinagem. Suas regas devem ser mais frequentes quando a planta for jovem, porém sem nunca encharcar a terra. Quando a planta se desenvolver, é indicado que deixe que o solo seque entre uma rega e a outra.

 

3 – Manjericão

Além do cheirinho delicioso, suas folhas possuem um sabor levemente adocicado e são comumente utilizadas em molhos, saladas e pratos com tomate. Se você desse fazer o plantio é importante que saiba que vai precisar colocar o vaso em um espaço com luminosidade, por exemplo, varanda ou janela. O ideal é que receba luz durante três horas por dia. Após esse período, pode deixar o vaso em um local com luz indireta. Já as regas, não são necessárias diariamente, pois o excesso de água pode acabar prejudicando no processo de desenvolvimento do manjericão. Elas devem ser devem ser efetuadas a cada dois ou três dias, ou então, quando a terra da parte superior estiver seca.

4 – Salsa

  • A Salsa pode ser consumida crua em saladas ou tomada em forma de infusão. O ideal é evitar o plantio em vasos muito pequenos, pois limitam muito o crescimento e a duração de sua vida. É uma planta que pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial, pois não resiste a geadas. É recomendável que seja plantada em um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e drenável, para que não acumule água.

 

5 – Orégano

  • O orégano pode ser plantado em vasos, jardineiras, canteiros, jardins e até em garrafas pet. A dica é oferecer uma mistura de solo preparado com meia porção de terra comum e meia porção de substrato. Se puder colocar um pouco de areia, melhor ainda. O orégano adora solos mais calcários. É uma erva que precisa de alta luminosidade para crescer e se desenvolver bem. Isso significa que a planta precisa de, no mínimo, quatro horas de luz solar direto todos os dias.

 

Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!

Precisa de ajuda?