4 temperos mais fáceis de plantar em casa

4 temperos mais fáceis de plantar em casa

Quando o assunto é cozinhar, poucas coisas são tão gostosas do que utilizar temperos frescos para dar um toque especial a um prato. Isso porque, adicionar ervas às receitas é uma excelente maneira de estimular nossas papilas gustativas, sem fazer uso de condimentos industrializados e cheios de gorduras e corantes.

No entanto, nem todo mundo possui tempo para ir ao mercado periodicamente, mantendo seu estoque de tais temperos sempre abastecido. Logo, uma excelente ideia é cultivar sua própria horta em casa. Assim, além de ter ingredientes naturais sempre à mão, você pode deixar o seu lar com um ar muito mais vivo!

Para conhecer uma lista incrível de temperos para plantar hoje mesmo, acompanhe nosso artigo abaixo.

 

Como começar um jardim de temperos em casa?

Dar início ao seu próprio jardim de temperos é uma tarefa muito mais simples do que parece. Antes de tudo, escolha uma parte ensolarada da casa, como o peitoral da janela da cozinha ou uma varanda. A primeira opção é sempre a mais recomendada, já que permite que as ervas sejam cortadas à medida que você prepara as refeições.

Alinhe alguns potes pequenos ou opte por um vaso retangular, onde mais de uma espécie pode ser cultivada por vez. Encha a opção escolhida com um pouco de terra, coloque as sementes com um espaçamento de cerca de cinco centímetros entre uma e outra (o mesmo vale para mudas) e regue o suficiente apenas para que o solo fique úmido.

Duas dicas importantes para que os temperos cresçam como o esperado são:

  • Não deixe as plantas expostas diretamente ao sol durante um longo período;
  • Tome cuidado para que a terra não seque completamente.

 

Conheça 4 temperos fáceis para plantar agora mesmo

A lista de temperos disponíveis para cultivo dentro de casa é imensa. Entre eles, encontramos:

 

Orégano

O orégano é uma erva fácil de manter e bastante resistente, além de possuir folhas com um perfume incrível, que toma conta de todo o ambiente. Uma ótima combinação, caso você seja amante dos aromas, é cultivar o orégano com algumas mudas de sálvia.

As folhas secas desse tempero podem ser utilizadas em molhos, carnes e até mesmo saladas.

 

Salsinha

A salsinha é uma erva repleta de vitamina C, ferro, fibra e cálcio, o que a torna um dos melhores temperos para serem cultivados por quem procura ter uma alimentação saudável.

O segredo para manter a salsinha sempre em perfeitas condições é colocá-la em um recipiente fundo e fornecer sol em vários momentos do dia.

 

Cebolinha

A cebolinha é, claramente, um dos melhores temperos para plantar em casa. Para isso, basta colocar as sementes diretamente no vaso e expô-lo ao sol. Mas, cuidado: é importante sempre manter uma bandeja com água embaixo do recipiente, para garantir umidade extra à planta.

 

Manjericão

O manjericão é praticamente uma unanimidade, e o motivo é claro: esse tempero vai bem com carnes, saladas, sopas, massas e uma infinidade de outros de pratos, dos mais simples aos mais refinados. Você pode cultivar o manjericão a partir das sementes ou de uma muda, como preferir. Plante-a em solo bem drenado, com incidência de raios solares e retire as flores à medida que crescem.

 

Algumas dicas extras que você precisa saber antes de plantar temperos em casa

Se você pretende iniciar a sua própria horta de temperos, preste atenção a esses pontos:

  • As ervas e temperos podem ser plantados utilizando sementes ou mudas;
  • As plantas devem receber cerca de cinco centímetros de água todas as semanas;
  • Faça a “colheita” com frequência, para garantir novas folhagens;
  • Caso seja necessário, retire as folhas, seque-as e congele-as, para garantir seus temperos por um longo período.

 

Tirar um tempinho para plantar alguns temperos em casa é algo simplesmente gratificante e envolvedor, que além de trazer mais beleza ao seu lar, também permite um contato maior com a natureza.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então, aproveite para acessar nosso blog e ler mais conteúdos como este. Você pretende montar sua própria horta e não sabe por onde começar? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!



Precisa de ajuda?