4 dicas para acabar com as pragas

As pragas nas plantas constituem uma das principais preocupações para quem gosta de ter as plantas bonitas e saudáveis, assegurando dessa forma o seu crescimento e desenvolvimento de forma plena.  A maior parte das pragas ataca geralmente na primavera, período de fertilidade e de grande atividade na natureza.

Elas causam vários estragos nas plantas.  As pragas geralmente se tornam um problema mais sério quando há um desequilíbrio ecológico no sistema onde a planta está inserida. Outras situações que podem favorecer o seu surgimento são desequilíbrios térmicos, excesso ou escassez de água e insolação inadequada. O assunto é vastíssimo e aqui não daria para falar profundamente sobre isso. Agora falaremos um pouco de cada praga para assim você saber identificar e com nossas dicas remove-la das suas plantas:

  • Pulgões:Podem ser pretos, marrons, cinzas e até verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demais a planta e até transmitir doenças perigosas. Os pulgões costumam atacar, principalmente, as plantas de hastes e folhas macias. Podem aparecer em qualquer época do ano, mas os períodos mais propícios são a primavera, o verão e o início do outono. Precisam ser controlados logo que notados, pois se multiplicam com rapidez. Nossa dica para combater essa praga é a utilização de Pó de Fumo ou Óleo Neem ou INSETICOM com auxilio de brilha folha para higienização das folhas. Aplicação deve ser feita no final do dia e assim que amanhecer no dia seguinte, dá um jato d’água para remoção do excesso do produto na planta.
  • Cochonilhas:São insetos minúsculos, geralmente marrons ou amarelos, que alojam-se principalmente na parte inferior das folhas e nas fendas. Além de sugar a seiva da planta, as cochonilhas liberam uma substância pegajosa que facilita o ataque de fungos, em especial, o fungo fuliginoso. Dá para perceber sua presença quando as folhas apresentam uma crosta com consistência de cera. Algumas cochonilhas apresentam uma espécie de carapaça dura, que impede a ação de inseticidas em spray. Neste caso, produtos à base de óleo costumam dar melhores resultados, no caso Óleo Neem também é um bom produto  pois formam uma “capa” sobre a carapaça, impedindo a respiração do inseto. O Pó de fumo costuma dar bons resultados também.
  • Lagartas:Costumam atacar mais as plantas de jardim mas, em alguns casos, também podem danificar as plantas de interior. Fáceis de serem reconhecidas, as lagartas costumam enrolar-se nas folhas jovens e literalmente comem brotos, hastes e folhas novas, formando uma espécie de “teia” para proteger-se. Todas as plantas que apresentam folhas macias estão sujeitas ao seu ataque. As chamadas “taturanas” são lagartas com pelos e algumas espécies podem queimar a pele de quem as toca. Para esse caso de ataque de lagarta o ideal é um inseticida biológico, como Dimy Pel por exemplo.
  • Formigas:As cortadeiras são as que mais causam estragos. Elas cortam as folhas para levá-las ao formigueiro, onde servem de nutrição para os fungos, os verdadeiros alimentos das formigas. Em caso de ataques maciços, é recomenda o uso de iscas formicidas, à venda em casas especializadas em produtos para jardinagem. As formigas carregam a isca fatal para o formigueiro.

Não podemos deixar nossas plantas adoecerem, agora que já sabemos identificar as pragas e também como elimina-las, vamos cultivar para o mundo ficar mais verde. No fundo disso tudo, mais vale prevenir do que remediar… para um jardim resplandecente.

Boa sorte!!!

Precisa de ajuda?