3 plantas para ter em casa que reduzem o estresse

3 plantas para ter em casa que reduzem o estresse

Correria atrás de correria. Assim poderia ser um resumo da vida moderna, principalmente nos centros urbanos. Essa vida com poucas pausas e muito trabalho acaba desencadeando níveis perigosos de estresse em quase todo mundo. Porém, e se ao chegar em casa você tivesse uma ajuda extra para relaxar?

Pensando nisso, trouxemos este artigo para que você descubra as 3 plantas para ter em casa que reduzem o estresse.

Antes de começar a nossa lista, já avisamos que as plantas de forma geral são excelentes amigas na hora de acalmar. Cuidar de plantinhas é uma atividade que ajuda a desligar um pouco dos problemas e ter mais satisfação em casa.

Morar em apartamento também não é desculpa para não ter um jardim. Muitas plantas se adaptam bem à vida em vasos. Assim, basta garantir a elas um pouquinho de sol durante o dia e elas ficarão bem.

Camomila

Sem dúvida, os efeitos calmantes da camomila são conhecidos por muitas pessoas. Trata-se de uma erva medicinal de ampla utilização nos métodos populares.

Originária da Europa, começou a ser cultivada no Brasil, durante o século XIX, quando imigrantes a trouxeram.

Ter uma camomila em casa não é difícil. Ela aceita bem o cultivo em vasos de 50 centímetros de altura. Além disso, é possível fazer chá com suas folhas e flores.

No entanto, é preciso ter cuidado, pois seu consumo não é recomendado para grávidas. Isso se deve ao fato dela estimular a menstruação, além de relaxar a musculatura lisa.

Entretanto, não há qualquer problema em grávidas conviverem com alguns vasinhos de camomila em casa.

Erva-cidreira

Outra grande conhecida da população brasileira é a erva-cidreira, também chamada de melissa. Trata-se de uma planta arbustiva que pode ultrapassar os 2 metros de altura. No entanto, por ser bastante resistente, seu cultivo também pode ser feito em vasos.

Seu cheiro é bem adocicado e bastante agradável, além de ajudar a relaxar e a diminuir o estresse.

Seus efeitos são tão poderosos que os óleos essenciais dessa planta são utilizados em medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial, com efeitos já comprovados em laboratórios.

Hortelã e suas primas

A hortelã é uma planta bastante comum, pode ser comprada em feiras, sendo facilmente encontrada tanto em ramos para consumo imediato, quanto em vasos para o cultivo.

No Brasil é consumida largamente na forma de tempero, particularmente usado na gastronomia árabe, e também como ingrediente no preparo de sucos.

O seu aroma leve e refrescante garante um ambiente tranquilo para quem pretende relaxar perto de alguns vasos dessa planta. No entanto, é importante dizer que ela não gosta de clima muito quente.

Dependendo da região que você vive, talvez seja melhor cultivar outras plantas semelhantes, porém mais resistentes como a hortelã-pimenta. Essa última possui mais ou menos as mesmas propriedades da outra, porém apresenta um sabor mais picante e tem folhas mais grossas e tenras. Também pode ser utilizada para chás e temperos.

E aí, gostou? Esperamos que com nossas dicas você consiga fazer um ambiente muito mais relaxante em sua casa.

Caso você esteja gostando do assunto, pode procurar por outros artigos como esse em nosso blog.

Muito obrigado pela leitura!



Precisa de ajuda?