3 dicas de cuidados que se deve ter com seu jardim

3 dicas de cuidados que se deve ter com seu jardim

O jardim é um ambiente alegre, cheio de vida, para se apreciar e esquecer os problemas cotidianos. Muitas pessoas têm na jardinagem um hobby, enquanto outras veem no jardim uma terapia. Seja qual for a maneira como você encara, uma coisa é certa. As folhas, plantas e flores precisam de cuidados para que o jardim cresça bonito e saudável. Regar pela manhã ou à noite para evitar o sol forte, arejar e adubar o solo, plantar, eliminar os insetos e pragas são algumas das dicas mais básicas. Porém, o principal é juntar tudo isso com amor e dedicação. Com esses ingredientes e nossas dicas de cuidados, o seu jardim certamente será cheio de vida e exuberante.

Deixe o jardim limpo

A primeira dica é manter o jardim sempre limpo. Recolha as folhas secas e galhos caídos no chão. Se tiver árvores frutíferas, faça o mesmo com os frutos. Não é necessário fazer isso todos os dias, ao menos uma vez por semana já está de bom tamanho. A limpeza não contribui só para a boa aparência, mas evita a proliferação de insetos e pragas que podem prejudicar o jardim como um todo e o aparecimento das temidas ervas daninhas. Essa espécie nasce e cresce espontaneamente e acaba prejudicando as nossas plantas por “roubar” água e nutrientes delas, afetando o seu desenvolvimento. Puxe ela com a mão e tente arrancar pela raiz para que ela não cresça novamente. Uma dica é despejar palha ou cascas de árvores para manter o solo úmido por mais tempo e impedir o crescimento das ervas daninhas.

Faça podas e corte a grama regularmente

As árvores precisam ser podadas com frequência para dar flores e frutos saudáveis, por isso retire o excesso de galhos, as flores velhas ou murchas e recolha os frutos já maduros. Não esqueça também de aparar a grama regularmente. Um gramado alto não combina com um jardim bem cuidado, além de prejudicar o crescimento de outras plantas. A altura ideal da grama varia entre 5 e 9 centímetros.

Tenha um jardim equilibrado

Antes de plantar, é muito importante observar as características do seu jardim. Veja as áreas onde bate mais sol, onde tem sombra e escolha o tipo de plantas certo para cada ambiente. Você pode colocar as mais sensíveis e frágeis a condições climáticas em vasos, assim consegue movê-las mais fácil para dentro de casa se precisar. Evite espécies que consomem muita água ou separe uma área específica para elas se tiver um grande espaço no jardim. O bambu, por exemplo, é um tipo que absorve muito rápido os nutrientes do solo e prejudica o desenvolvimento das plantas ao seu redor. Isso ocorre também quando há muita aglomeração entre elas pela competição de água, nutrientes e luz. Deixe algum espaço entre uma e outra para elas crescerem de maneira equilibrada e evitar a proliferação de doenças.

Se você gostou dessas dicas para cuidar do seu jardim, confira o nosso blog ou entre em contato conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas.



Precisa de ajuda?